Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LAT participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFPB

LAT participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFPB

publicado: 24/10/2019 20h24, última modificação: 24/10/2019 20h24

SNCT 22_10 V.jpg

Nesta segunda-feira, 22 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que está acontecendo em todo o país, o LAT expôs seus trabalhos a exemplos de livros, artigos publicados e equipamentos que o laboratório possui e utiliza para fazer pesquisas científicas.

SNCT 22_10.jpgO estande do LAT foi montado e ficou exposto durante o dia todo no Centro de Tecnologia do Campus I da UFPB. Contamos com a presença do Prof. Dr. Luiz Bueno, professor da UFPB e vice-coordenador do LAT, também tivemos a participação do Dr. Miguel de Melo, professor da UNITA e colaborador do LAT, como também da Ana Lúcia, pesquisadora do LAT. Contamos ainda com a participação de alunos da UFPB que desenvolvem trabalhos juntamente com o LAT, Aryelle Azevedo, aluna de mestrado em Engenharia Urbana e, Alan Saraiva, aluno de mestrado de Engenharia de Produção.

Ainda no evento, tivemos a oportunidade de assistir a demonstração do funcionamento de um equipamento novo no mercado, ainda pouco conhecido e pouco usado em pesquisas brasileiras, que foi adquirido pelo LAT para projetos futuros, o Emotiv Insight. Um aparelho de interface cérebro-computador e pesquisa de campo, possui 5 canais e eletrônicos avançados que são totalmente otimizados para produzir sinais limpos e robustos a qualquer hora e em qualquer lugar, apresenta um design elegante, leve e fácil de usar.

SNCT 22_10 II.jpgSNCT 22_10 III.jpgA demonstração do aparelho foi realizado na aluna Aryelle Azevedo (foto à direita) e o resultado transmitido instantaneamente via bluetooth para o smartphone conectado ao equipamento. Os resultados apresentados na tela são os níveis médios de, como mostra a figura à direita, estresse, compromisso, interesse, entusiasmo, foco e relaxamento durante a realização de qualquer atividade que esteja sendo desempenhada pela pessoa que está fazendo uso do equipamento no momento da tarefa. Também é possível visualizar o comportamento dessas emoções ao longo da realização da atividade, como mostra o gráfico na parte superior da figura.

Para mais informações a respeito deste equipamento, disponibilizamos um manual elaborado com base nas informações do site do fabricante. Para baixar o manual clique no arquivo abaixo.

Manual do Emotiv Insight.pdf