Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I International Colloquium of Environment Ergonomics IV International Colloquium on Comfort, Efficiency and Safety in Smart Work Environment

O Colóquio acontecerá nos dias 11 e 12 de janeiro no Auditório Multimídia do Centro de Tecnologia da UFPB.
publicado: 13/12/2017 12h23, última modificação: 13/12/2017 12h23
I International Colloquium of Environment Ergonomics
IV International Colloquium on Comfort, Efficiency and Safety in Smart Work Environment - Special Edition January 11-12, 2018

Neste colóquio, vamos discutir o novo ambiente atraente e inspirador e inteligente que já apoia o trabalho moderno. Assim, é necessário aumentar a adaptabilidade do espaço para melhorar o desempenho das pessoas. Também é importante ter espaços polivalentes silenciosos e flexíveis em ambientes que proporcionem conforto (qualidade do ar, iluminação, radiação térmica, radiação ionizante e ruído), o que permite que as pessoas conduzam suas atividades com segurança e satisfação.

Pretende-se discutir a inovação tecnológica na perspectiva do usuário do ambiente inteligente, destacando a importância da acessibilidade e ergonomia ao projetar ambientes de trabalho inteligentes do futuro. Também se pretende neste colóquio promover questões relativas ao ambiente de trabalho inteligente; as ações adaptativas necessárias para complementar as necessidades dos usuários sob a perspectiva ergonômica e ecológica; e detectar características sensíveis dos usuários e seu ambiente para selecionar ações para beneficiar benefícios para os usuários nesse ambiente.

Os trabalhos serão publicados na edição especial da Revista CESET (Qualis Capes B5) a ser publicada neste site.

Antonio Coutinho, Universidade Federal da Paraíba
secretário
Luiz Silva, Universidade Federal da Paraíba

Programa:

8 de janeiro de 2018
8: 30-12: 00
Local: Laboratório de Análise de Trabalho (LAT) da UFPB

Curso:

Atualizando informações sobre "metodologia PRISMA" (itens principais para relatar revisões sistemáticas e meta-análises).
Pelo professor João Baptista, Universidade do Porto.
Curso destinado a estudantes de iniciação científica, estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores.

11 de janeiro de 2018
8: 30-12: 00, almoço, 14: 00-18: 00
Local: Auditório Multimídia do Centro de Tecnologia da UFPB

Curso:

Engenharia de custos e avaliação de projetos.
Pelo professor João Baptista, Universidade do Porto.
O curso discutirá a avaliação de elementos básicos e a avaliação econômica (investimentos, custos e mercado), além de realizar avaliações econômicas para projetos em vários termos: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisições em contextos complexos e graduais.

12 de janeiro de 2018
8: 30 -12: 00, almoço, 14: 00-18: 00
Local: Auditório Multimídia do Centro de Tecnologia da UFPB

Palestras:

Pesquisa sobre ergonomia do ambiente construído: direções futuras.
Pela professora Vilma Villarouco, UFPE.

Fatores de estilo de vida que influenciam a resposta ao estresse por calor: uma revisão.
Pelo pesquisador Tomi Zlatar, FEUP-UPE.

Análise ergonômica em operadores de centros elétricos de controle de energia: metodologia proposta e casos em Portugal e no Brasil.
Por Miguel Melo, UNITA; Luiz Silva, UFPB; Francisco Rebelo, Universidade de Lisboa.

Grupo de Pesquisa CESET / UFPB - CNPq:
Risco de Explosão para NIR em residências verticais em áreas de regiões brasileiras.
Por Andrezza Silva.
Efeitos de áreas altamente verticais sobre o conforto e as radiações não ionizantes.
Por Nelí Rabello.
Avaliação da exposição à radiação não ionizante nos postos de trabalho dos técnicos da UFPB.
Por Sonaly Silva.
Avaliação dos níveis de RIN da residência vertical nas regiões das regiões brasileiras.
Por Rodrigo Dias.
Efeito do metabolismo no PMV do ISO 7730/2005.
Por Alinny Avelino.
Relação entre a carga mental do trabalho e as infecções hospitalares na UTI.
Por Ravenna Silva.
Radiação não ionizante em postos de trabalho com VDT.
Por Thereza Cunha.

A inscrição é gratuita e todos receberão um certificado de participação.
Contato para inscrição: neli0694@gmail.com
As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro de 2017 (nome completo e e-mail).