Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesas dos planos de dissertação e tese do PPGECAM aconteceram no LAT
conteúdo

Notícias

Defesas dos planos de dissertação e tese do PPGECAM aconteceram no LAT

publicado: 28/11/2019 11h41, última modificação: 28/11/2019 11h41

Ao todo, cinco alunos orientandos do professor Luiz Bueno – Aryelle Azevedo, Alinny Avelino, Paulo Teles, Roberta dos Santos e Patricia Lima - e três orientandos da professora Solange Leder – Liliane Leal, Tainá Costa e Linccon de Carvalho - apresentaram seus respectivos planos e contaram com a colaboração dos professores José Augusto Silveira e Geovany Silva como membros internos da banca.

Defesa dos planos_Aryelle.jpgA pesquisa que Aryelle apresentou de título “Efeitos da caminhabilidade na saúde pública: um estudo comparativo entre dois bairros de João Pessoa/PB”, tem como objetivo geral avaliar como a caminhabilidade reflete na saúde pública de João Pessoa a partir de uma amostra formada por dois bairros da cidade com características morfológicas distintas. Seus objetivos específicos são: (a) Propor um índice de caminhabilidade adequado para a cidade, considerando medidas técnicas e opiniões dos usuários; (b) Correlacionar as medidas de caminhabilidade com dados de saúde da rede pública e; (c) Comparar os dados obtidos entre dois bairros distintos da cidade. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de dissertação - Aryelle Azevedo.pdf

Defesa dos planos_Alinny.jpgAlinny propôs um estudo sobre “A relação da morfologia urbana com a incidência de pneumonia no município de João Pessoa” cujo objetivo geral é estudar a relação entre as características morfológicas do meio urbano e as variações das condições de saúde de moradores do município de João Pessoa. Tendo como objetivos específicos: (a) Mapeamento da incidência de pneumonia no município; (b) Avaliação das características pessoais dos sujeitos; (c) Identificar as principais características do entorno das residências dos sujeitos; (d) Comparar a variação destas características entre os pontos de incidência e; (e) Avaliar as características de uso e ocupação dos pontos estudados. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de tese – Alinny Avelino.pdf

Defesa dos planos_Paulo.jpgPaulo apresentou sobre “Análise bioenergética e investigação do conforto térmico em ambientes de cânion urbano: um estudo de caso em um bairro de João Pessoa-PB”, que tem como objetivo geral Investigar como a morfologia urbana implica nas condições de conforto térmico das pessoas em ambientes externos (ao ar livre). Seus objetivos específicos são: (a) Avaliar as mudanças climáticas locais; (b) Identificar a formação de cânions urbanos; (c) Analisar o comportamento da radiação que incide sobre os diferentes materiais presentes nos centros urbanos e; (d) Identificar métricas urbanas que minimizem o desconforto térmico em áreas externas. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de dissertação – Paulo Teles.pdf

Defesa dos planos_Roberta.jpgO plano de tese de Roberta foi sobre “Análise das relações entre ruído ambiental e morfologia urbana em áreas metropolitanas de Recife, João Pessoa e Natal”, cujo objetivo geral é analisar as relações entre ruído ambiental e morfologia urbana em áreas metropolitanas de Recife, João Pessoa e Natal. Os objetivos específicos constam de: (a) Avaliar os níveis de ruído ambiental; (b) Avaliar as características morfológicas do meio urbano; (c) Examinar a relação entre as variáveis ruído ambiental (RA) e morfologia urbana (MU) e; (d) Estruturar um modelo matemático linear generalizado para investigar o efeito de MU em RA. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de tese – Roberta dos Santos.pdf

Defesa dos planos_Patricia.jpgPatricia apresentou um plano de dissertação sobre “Relação entre ruído e morfologia urbana considerando aspectos socioeconômicos”, tendo como objetivo geral avaliar a influência que a morfologia urbana tem sobre a propagação de ruído na área urbana em locais com diferentes aspectos socioeconômicos. Os objetivos específicos do estudo são: (a) Avaliar a relação entre nível de ruído e fluxo de tráfego de veículos rodoviários; (b) Avaliar a relação entre morfologia urbana e nível de ruído para locais com níveis socioeconômicos semelhantes e distintos; (c) Verificar se o fator socioeconômico possui relação com o nível de ruído e; (d) Sugerir intervenções para que os problemas encontrados sejam sanados. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de dissertação – Patricia Lima.pdf

Defesa dos planos_Liliane.jpgA doutoranda Liliane, apresentou seu plano de tese que tem como título “Efeitos visuais e biológicos da luz natural: desenvolvimento de indicador de controle de obstrução no meio urbano” e o objetivo geral de desenvolver indicador de controle de obstrução no meio urbano com ênfase nos efeitos visuais e biológicos da luz natural. Seus objetivos específicos constam em: (a) Caracterizar as variáveis da luz natural e os efeitos físicos (visuais) e biológicos (não-visuais) nos seres humanos que podem ser afetados pela obstrução do entorno; (b) Investigar a relação das variáveis do meio urbano sobre os efeitos visuais e não visuais da iluminação natural, através de simulação em modelos físicos e virtuais, considerando diferentes cenários; (c) Identificar a faixa de iluminância admissível para realização simultânea das atividades visuais (desempenho da tarefa) e da ativação de estímulos biológicos (regulação do ciclo circadiano) e; (d) Propor (e validar) indicador de controle da obstrução da luz natural no meio urbano com inserção e implementação em ferramenta computacional de simulação. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de tese – Liliane Leal.pdf

Defesa dos planos_Tainá.jpgTainá defendeu seu plano de dissertação intitulado “Sensação e percepção de conforto lumínico em escolas: estudo com crianças do ensino fundamental” cujo o objetivo geral é identificar as condições lumínicas nas quais ocorre a percepção e a sensação de conforto de crianças em escolas de ensino fundamental da rede municipal na cidade de João Pessoa PB. Objetivando especificamente: (a) Identificar os limites de conforto a partir da sensação e da percepção de condições lumínicas; (b) Relacionar as variações das condições ambientais lumínicas dos espaços internos com as características da arquitetura das salas de aula e com as respostas das crianças aos questionários aplicados; (c) Identificar reações comportamentais e estratégias de adaptação das crianças a situações de desconforto lumínico e relacioná-las aos sintomas de doenças associadas à Síndrome do Edifício Doente e; (d) Analisar, a partir das respostas do questionário, a influência de características pessoais na sensação e na percepção lumínica. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de dissertação – Tainá Costa.pdf

Defesa dos planos_Lincoln.jpgO plano que Linccon apresentou foi sobre “Modelo de predição de conforto térmico em espaços abertos: inserção da temperatura superficial” de objetivo geral realizar o levantamento de dados de conforto térmico em ambientes abertos em diferentes morfologias urbanas na cidade de João Pessoa PB, utilizando a temperatura superficial e a técnica de termográfica como auxílio na identificação de espaços urbanos termicamente desconfortáveis e na construção de um modelo preditivo que melhor represente a sensação térmica dos cidadãos. Seus objetivos específicos são: (a) Propor um modelo que utilize a temperatura superficial e temperatura radiante média como parâmetro para formulação de um modelo matemático capaz de melhor representar a sensação de conforto térmico real dos pedestres; (b) Caracterizar as condições microclimáticas de espaços urbanos abertos na cidade de João Pessoa a partir das variáveis temperatura do ar, umidade do ar, temperatura radiante média e velocidade do vento; (c) Analisar o conforto térmico de pedestres nos períodos seco e úmido, através dos indicies de conforto PMV e PET e das variáveis qualitativas (sensação térmica, condição térmica e preferência térmica) e; (d) Realizar análises de correlação entre variáveis qualitativas quantitativas e índices de conforto. Veja a apresentação clicando no link.

Apresentação_Plano de tese – Linccon Carvalho.pdf

Abaixo veja algumas fotos dos discentes e docentes que participaram das defesas.

Defesa dos planos_José Augusto.jpgDefesa dos planos_Solange.jpg

Foto da esquerda: Professor José Augusto e Professor Luiz Bueno. Foto da direita: Professor Luiz Bueno e Professora Solange Leder.

 

Defesa dos planos_todo mundo.jpg

Discentes e docentes da esquerda para a direita: Paulo Teles, Linccon Carvalho, Aryelle Azevedo, Prof. Luiz Bueno, Prof. Solange Leder, Roberta dos Santos, Patricia Lima, Liliane Leal e Tainá Costa.