Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da disciplina de Estatística apresentam artigos científicos durante a aula

publicado: 16/10/2019 11h26, última modificação: 16/10/2019 11h27

Aula de estatística 11_10 Sala.jpg

Na última sexta-feira, 11 de outubro, durante a aula de Estatística e Planejamento de Experimentos, disciplina ofertada pelo PPGECAM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) e ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Bueno, alunos deram continuidade às apresentações de artigos científicos e técnicos, relacionados aos seus respectivos trabalhos de mestrado e doutorado, que usaram de ferramentas estatísticas na análise de dados. O professor Luiz Bueno (foto abaixo) também apresentou um artigo de sua autoria publicado em periódico no ano de 2019.

Aula de estatística 11_10 Bueno.jpg

O artigo intitulado "Implications of indoor air temperature variation on the health and performance of Brazilian students", em português "Implicações da variação da temperatura do ar interno na saúde e no desempenho de estudantes brasileiros", teve como objetivo avaliar a relação entre desempenho cognitivo, saúde e conforto ambiental em função da variação da temperatura do ar interno (Ta). Um total de 360 ​​alunos de graduação foi submetido à variação da Ta a 20, 24 e 30 °C; suas respostas térmicas foram avaliadas por três dias consecutivos. As variáveis ​​de desempenho medidas no estudo foram desempenho cognitivo, pressão arterial, frequência cardíaca (FC) e conforto. As variáveis ​​ambientais medidas foram Ta, temperatura do globo (Tg), iluminação, ruído, velocidade do fluxo de ar e qualidade do ar.  O artigo foi aceito em julho de 2019 para publicação no periódico Indoor and Built Environment, com autoria de Luiz Bueno da Silva/UFPB-LAT  e coautoria de Erivaldo Lopes de Souza/LAT, Paulo Antero Alves de Oliveira/CIICESI e Bruno Jose Martins Andrade/CIICESI. Para baixar o artigo completo clique no arquivo abaixo:

Artigo_Implications of indoor air temperature variation on the health and performance of Brazilian students.pdf

Aula de estatística 11_10 Renan.jpg

Renan Soares da Silva (foto à direita), aluno especial de mestrado do PPGECAM, apresentou o artigo " Uso da estatística na Educação Física: análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011", cujo objetivo foi verificar o padrão de uso da estatística em artigos científicos publicados em periódicos nacionais da área da Educação Física.  No levantamento bibliográfico foram encontrados 872 artigos nas cinco revistas pesquisadas, que foram classificados em sem estatística, estatística descritiva e estatística analítica. Para as análises, utilizou se a estatística descritiva e o intervalo de confiança de 95% para comparar a diferença entre as proporções e, quando necessário, o teste qui quadrado e regressão logística. Para baixar o artigo e a apresentação clique nos arquivos abaixo:

Artigo_Uso da estatística na Educação Física - análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011.pdf

Apresentação_ Uso da estatística na Educação Física - análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011 (Por Renan da Silva).pdf

Aula de estatística 11_10 Edgar.jpg

Na sequência das apresentações, Edgar Massaru Yoshida (foto à esquerda) , aluno especial do mestrado no PPGECAM, apresentou o aritgo "How big does my sample need to be? A primer on the murky world of sample size estimation" em português "Qual é o tamanho da minha amostra? Uma cartilha sobre o mundo obscuro da estimativa do tamanho da amostra", cujo objetivo foi de levantar algumas questões sobre a importância de se fazer um planejamento da quantidade de amostras em pesquisas, e que os métodos aplicados para isso devem ser coerentes com o grau de precisão requerida nos resultados pesquisados. Para baixar o artigo e a apresentação clique nos arquivos abaixo:

Artigo_How big my sample need to be - A primer on the murky world of sample size estimation.pdf

Apresentação_How big my sample need to be - A primer on the murky world of sample size estimation (Por Edgar Yoshida).pdf

Aula de estatística 11_10 Vinícius.jpgEm seguida, Vinícius Bruno de Oliveira Araújo (foto à direita), aluno regular do mestrado no PPGECAM na área de Engenharia Urbana, apresentou o artigo "Considerações sobre o dimensionamento de pavimentos asfálticos utilizando uma abordagem probabilística", que tinha como objetivo apresentar uma metodologia para a abordagem dos aspecto probabilístico no dimensionamento de pavimentos asfálticos, verificando se a dimensão do impacto das incertezas das variáveis no resultado. Para baixar o artigo e a apresentação clique nos arquivos abaixo: