Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LACESSE e GT-AA lançam folder sobre acessibilidade no ambiente construído da UFPB
conteúdo

Notícias

LACESSE e GT-AA lançam folder sobre acessibilidade no ambiente construído da UFPB

publicado: 14/10/2019 14h58, última modificação: 17/10/2019 16h07

FOLDER.PNG

As pessoas com deficiência, seja de natureza física ou mental, exigem cuidados especiais e têm direitos específicos definidos em lei. A Lei Brasileira de Inclusão - LBI (BRASIL, 2016) trata da acessibilidade e inclusão em diferentes aspectos: educação, transporte, saúde, informação, comunicação e justiça. Em consonância com o capítulo IV, do título II da LBI, o MEC lançou a Portaria nº20 (BRASIL, 2017) determinando que as instituições de ensino superior sejam acessíveis conforme a legislação vigente.

Na UFPB, em atendimento às pessoas com deficiência, há uma Assessoria Especial vinculada ao Gabinete da Reitora, o Comitê de Inclusão (CIA-UFPB). Criado em 26 de novembro de 2013, o CIA tem como objetivo auxiliar alunos com algum tipo de deficiência dentro da Instituição. O Comitê se organiza em quatro grupos de trabalho (GT): GT de Acessibilidade Arquitetônica, GT de Acessibilidade Atitudinal, GT de Acessibilidade Pedagógica e GT de Acessibilidade Comunicacional.

No âmbito da acessibilidade voltada para o ambiente construído há o Laboratório de Acessibilidade (Lacesse) da UFPB, que tem como objetivo dar apoio às atividades de ensino e promover pesquisa científica e atividades de extensão na área.  O Lacesse oferece: Vivências de Acessibilidade, a fim de sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão social; e Laudos Técnicos de Acessibilidade Espacial, em auxilio ao processo de adequação da UFPB à acessibilidade físico-espacial. O Lacesse faz parte do CIA, através do GT de Acessibilidade Arquitetônica, que elaborou um informativo para que todos conheçam melhor algumas terminologias e curiosidades da área.