Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Programas > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por mateus publicado 04/05/2016 08h36, última modificação 22/02/2017 15h16

CESET - Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho 

 O conforto, a eficiência e a gestão de segurança e saúde no trabalho garantirão a redução de acidentes e doenças e/ou a melhoria da produtividade nas empresas. Este grupo tem como meta estudar e avaliar as variáveis que formam a base do conforto de qualquer ambiente de trabalho, bem como verificar em que medida estas variáveis poderão afetar a saúde e o desempenho do trabalhador.  


Grupo de Pesquisa Complexidade & Organizações

A proposta desse grupo é intervir em lacunas encontradas na pesquisa científica por meio da formação de um grupo interdisciplinar, em consonância com os objetivos do Curso de Engenharia de Produção, buscando discutir a complexidade dos sistemas produtivos e propondo alternativas sustentáveis para intervir em tais sistemas de forma mais apropriada. 


GESP - Gestão Estratégica de Sistemas de Produção

O grupo de pesquisa em Gestão Estratégica de Sistemas de Produção (GESP) procura integrar duas áreas chaves da Engenharia de Produção: gestão da produção e gestão estratégica. Essas duas áreas correspondem às linhas de pesquisa do grupo, que congregam pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFPB. O GESP tem o objetivo de produzir e disseminar conhecimento no campo de suas linhas de pesquisa, destacando a interação entre as duas, seja para o estudo das práticas de gestão da produção sob um enfoque estratégico ou para a análise do desdobramento da estratégia empresarial na estratégia de produção. Os projetos de pesquisa do grupo adotam uma visão ampla dos sistemas de produção, considerando operações de manufatura e de serviços, abrangendo desde a unidade produtiva até a cadeia de suprimentos. 


GPROPI - Grupo de Pesquisa em Projeto de Produtos e Inovação

O GPROPI tem como objetivo principal o estudo e a concepção de produtos que atendam às necessidades da sociedade, seja de pessoas físicas como de empresas. A abordagem seguida é a do Projeto Centrado no Usuário. O grupo é composto por docentes, estudantes e funcionários alocados em três linhas de pesquisa: Tecnologia Assistiva; Inovação Tecnológica; Prototipagem Rápida. A inovação do mix de produtos de uma empresa é um fator diferencial em mercados competitivos. Novos produtos são criados a todo momento e aqueles já existentes passam constantemente por modificações na busca por atender às necessidades de públicos tão diversificados. Desenvolver um produto não é, sempre, inventar. É necessária uma sequencia de etapas a fim de obter maior eficácia no resultado final, ou seja, uma perfeita adequação entre a necessidade a ser atendida e o produto concebido

 

PETT - Produção, Estratégia, Tecnologia e Trabalho

 A natureza das mudanças ocorridas a aprtir da última decada do século passado no mundo da produção aponta um conjunto de fenômenos que redefinem o papel das empresas, dos gerentes, da tecnologia, dos processos e das formas de organização do trabalho até então tidas como perenes ou paradigmáticos. Estas transformações, que deverão continuar mudando a face da produção do século XXI, são tão profundas que se pode esperar, ainda, novas e inquietantes alterações. Não será demais acrescentar que, talvez, este processo de instabilidade, experimentações, fragmentação, flexibilidade e de novas formas de encarar o fenômeno da produção, antes de ser uma característica passageira, fruto dos períodos de transição, seja mesmo uma condição senão permanente, pelo menos duradoura. Com base nessas considerações, foi criado o grupo de pesquisa PRODUÇÃO, ESTRATÉGIA, TECNOLOGIA E TRABALHO com o objetivo de estruturar, no âmbito acadêmico, o estudo destes fenômenos, intrinsecamente ligados à área de Engenharia de Produção.

 

Grupo de Energia e Produção

Grupo de Pesquisa que tem como objetivo principal pesquisar aspectos de Energia e Produção nas seguintes áreas: Produção Industrial, Segurança do Trabalho, Ergonomia, Eficiência energética, Políticas Públicas e sua Sustentabilidade. Trabalha diretamente com energia ditas renováveis e regulação do setor, tendo principalmente como objeto de estudo o setor elétrico brasileiro, a ANEEL e suas ações e as concessionárias de energia.