Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Sobre o Centro de Tecnologia

Sobre o Centro de Tecnologia

por danielrocha publicado 16/12/2015 09h36, última modificação 18/12/2015 10h35

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT-UFPB), ex-Escola de Engenharia, foi instituído em 28 de fevereiro de 1974 e está localizado no Campus I, na cidade de João Pessoa, principal pólo administrativo, político, cultural e financeiro do Estado da Paraíba.

Tem por finalidade institucional planejar, executar e avaliar atividades de ensino, de pesquisa e de extensão nos campos das Engenharias, Química Industrial e da Arquitetura e Urbanismo, direcionadas para a geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, visando o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania.

Nesse escopo, o Centro de Tecnologia procura ser uma instituição de qualidade e referência, com estrutura acadêmica, modelo gerencial e infra-estrutura favoráveis à formação de profissionais e à geração, divulgação, inovação e transferência do conhecimento científico e tecnológico, de modo a contribuir para a qualidade da vida das populações da sua área de influência.

Possui corpo técnico-científico de diversas áreas do conhecimento, além de integrar, quando do desenvolvimento de programas e projetos mais abrangentes, profissionais de outros centros da Universidade, de outras universidades e de instituições públicas e empresas privadas.

Conforme dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) de setembro de 2015, o seu efetivo docente é de 193 professores, na sua totalidade já pós-graduado. Desses, 165 possuem o grau de Doutor; 26 o grau de Mestre, e 2 especialização. O pessoal técnico-administrativo soma 180 servidores, sendo 4 integrantes do nível de apoio, 25 do intermediário, 118 do médio e 33 de nível superior.

O Centro oferece cursos de graduação nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Química e Química Industrial.

No ensino de pós-graduação, a atuação do CT ocorre através da oferta de cursos *stricto sensu*: Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado e Doutorado), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado e Doutorado), Ciências e Engenharia de Materiais (Mestrado e Doutorado), Engenharia Mecânica (Mestrado e Doutorado), Engenharia de Produção (Mestrado), Engenharia Civil e Ambiental (Mestrado).

O Centro de Tecnologia desenvolve programas e projetos de pesquisa e de extensão orientados para a geração e transferência de tecnologias em atendimento às demandas sociais.

Resoluções