Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza cerimônia de entrega do prédio do NEPEM

UFPB realiza cerimônia de entrega do prédio do NEPEM

A solenidade aconteceu na última quinta-feira (30), no Centro de Tecnologia
publicado: 04/07/2022 12h07, última modificação: 04/07/2022 12h08

A UFPB realizou a inauguração do prédio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem). A cerimônia aconteceu na tarde da última quinta-feira (30), no Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, e contou com a participação do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, da Vice-Reitora da UFPB, Prof. Liana Filgueira, do coordenador do Nepem, Prof. Sandro Marden, do Diretor do CT, Prof. Marcel Gois, e gestores de alguns centros da UFPB.

A obra, que teve início em maio de 2020 e foi finalizada em agosto de 2021, contou com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública que de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos. Foram investidos R$469.931,92 na obra.

O novo prédio abriga equipamentos de grande porte, como o Difratômetro de Raio-X, que permite a avaliação da estrutura cristalina dos materiais e a ordenação atômica (“o DNA dos materiais”) e um microscópio eletrônico de transmissão, com o qual é possível avaliar materiais em uma escala muito pequena, tanto do ponto de vista estrutural quanto material e morfológico.

Além disso, o Núcleo possui um microscópio eletrônico de emissão de campo capaz de aumentar um milhão de vezes e que possui um analisador químico e estrutural.

De acordo com o Prof. Sandro Marden, coordenador do Nepem, o núcleo tem potencial econômico, podendo, futuramente, se manter com serviços prestados a grandes empresas. Ademais, o professor destacou a possibilidade de atuação na área de biologia, fármacos e medicina, além da tecnológica, sinalizando ainda um convênio com o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Nepem

O NEPEM é um projeto interdisciplinar com a ideia de conectar a Universidade com demandas de grande impacto para a sociedade na área de materiais. O laboratório surgiu a partir de editais da Finep, mas até então não possuía um prédio próprio na universidade.

O núcleo atua nas áreas de nanociência e nanotecnologia para o desenvolvimento de novos produtos, avaliação ambiental e integridade estrutural.