Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão da UFPB apoia Sopão Solidário

Projeto de extensão da UFPB apoia Sopão Solidário

A iniciativa pretende ajudar as famílias da Comunidade São Rafael, em João Pessoa
publicado: 15/07/2021 15h10, última modificação: 15/07/2021 15h11

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes) da UFPB está apoiando a Campanha Ecolanches que pretende arrecadar recursos para realizar Sopões Solidários no intuito ajudar os moradores da Comunidade São Rafael, localizada no bairro Castelo Branco, às margens da BR-230, em João Pessoa.

A campanha acontece em parceria com o projeto de extensão do CT “UFPB no combate à COVID-19: Sopão Solidário ECOLANCHES – Ano II – um elo da rede de apoio aos moradores da Comunidade São Rafael”, coordenado pela Prof.ª Mariana Moura Nóbrega, do Departamento de Engenharia de Produção.

A iniciativa surgiu em 2020, quando a lanchonete Ecolanches, situada no Campus I da UFPB, precisou ser fechada devido à pandemia, o que deixou as funcionárias sem uma fonte de renda fixa.

No ano passado foram realizados sete sopões, com cerca de 2000 refeições entregues aos moradores da comunidade. Em 2021, a ação foi retomada no dia 25 de junho, sendo realizada todas as sextas, com a distribuição de aproximadamente 200 sopas.

Para dar continuidade ao projeto, os organizadores contam com doações para comprarem alimentos e pagarem as funcionárias da lanchonete que agora preparam as refeições doadas. Os interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato através do Instagram do Ecolanches.

A campanha também é apoiada pelo coordenador da Incubes, Prof. Vanderson Gonçalves Carneiro, do Departamento de Gestão Pública, Prof.ª Liane Marcia Freitas, do Departamento de Engenharia de Produção, pelas docentes Manuella Castelo Branco e Tatiana de Lucena Torres, do Departamento de Psicologia; a Prof.ª Ingrid Conceição Dantas, do Departamento de Gastronomia e Wanessa Costa Santos, que é técnica da Incubes.

O projeto também conta com a participação de estudantes da UFPB, da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, o Instituto Voz Popular e a rede de supermercados Menor Preço.