Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores do CT desenvolvem aparelho usado no setor bioenergético
conteúdo

Notícias

Pesquisadores do CT desenvolvem aparelho usado no setor bioenergético

A UFPB conseguiu a patente do invento no mês de setembro
publicado: 15/10/2021 15h40, última modificação: 20/10/2021 18h42

Um grupo de pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, em parceria com pesquisadores do IFPB, desenvolveu um aparelho analisador de misturas, que pode ser usado na produção de álcool e biodiesel, por exemplo.

A equipe que desenvolveu o aparelho faz parte do Grupo de Instrumentação e Controle em Estudo de Energia e Meio Ambiente (GPICEEMA), formado por pesquisadores das duas instituições de ensino.

Estiveram a frente do projeto os professores Abel Cavalcante Filho, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Francisco Antônio Belo, do Departamento de Engenharia Elétrica. Além deles, os alunos egressos do curso de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Tássio Alessandro Borges, Jobson Francisco da Silva e Pedro Granville Gonçalves, também colaboraram com o projeto.

A UFPB obteve a patente do aparelho no último mês de setembro e ele já está sendo testado na usina de cana-de açúcar Japungu, no município de Santa Rita (PB).

O Prof. Abel Cavalcante explica que, mesmo existindo outros tipos de analisadores de misturas no mercado, o aparelho criado pela equipe se diferencia por ser o primeiro a ser inserido durante o processo produtivo. Dessa forma, ele identifica o percentual de álcool hidratado de forma precisa e em tempo real, permitindo a correção imediata do problema, caso haja algo fora do padrão.

O outro inventor do aparelho na UFPB é o técnico em Eletrônica Diógenes Montenegro Gomes. Já os pesquisadores do IFPB que participaram do projeto são Jobson Francisco da Silva, Marcéu Oliveira Adissi e Ruan Delgado Gomes.