Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora do CT desenvolve surimi de carne de rã-touro
conteúdo

Geral

Pesquisadora do CT desenvolve surimi de carne de rã-touro

O alimento é altamente nutritivo e possui um baixo custo de comercialização
publicado: 17/11/2021 09h57, última modificação: 24/11/2021 16h15

A pesquisadora Sinara Pereira Fragoso, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFPB desenvolveu um surimi de carne de rã-touro, rico em proteína animal e com preço mais acessível. O surimi é um alimento feito à base de carne ou pasta de peixes brancos.

O produto desenvolvido pela pesquisadora utiliza a carne de rã-touro por se tratar de um alimento funcional e que traz benefícios para a saúde, pois possui em sua composição uma grande quantidade de aminoácidos, cálcio e ferro. Por isso, ela é indicada para dietas hipocalóricas, doenças gastrointestinais e tratamento de alergias.

Além disso, Sinara Pereira ressalta que através do processo de criação do surimi existe uma diminuição do desperdício dos chamados subprodutos da rã, como tórax e braços, que normalmente são descartados. Ela explica ainda que hoje o principal desafio é inserir carne de rã no cardápio da população de países que não costumam comer essa iguaria.

O produto foi resultado da tese de doutorado de Sinara Pereira, intitulada “Aproveitamento do dorso mecanicamente separado da rã-touro (lithobates catesbeiana) na elaboração de surimi”. O trabalho foi concluído em 2017.

A pesquisa foi orientada pelos professores Carlos Alberto de Almeida Gadelha e Tatiane Santi Gadelha, ambos do Departamento de Biologia Molecular. Colaboraram ainda o professor Alex Poeta, o biólogo Antônio Rosendo, a doutoranda de Agroindústria Yvana Gomes e a estudante de Farmácia Raquel Fragoso.