Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador do PPCEM desenvolve bloco de gesso para vedação vertical

Pesquisador do PPCEM desenvolve bloco de gesso para vedação vertical

O material é sustentável e apresenta propriedades superiores ao bloco tradicional
publicado: 20/05/2022 12h29, última modificação: 20/05/2022 12h29

O pesquisador Victor Landim, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), desenvolveu um tipo de bloco de gesso para vedação vertical, criado a partir de resíduos provenientes de rochas ornamentais, como mármore e granito.

De acordo com Victor, a pesquisa surgiu da necessidade de reutilizar o resíduo (pó de pedra ornamentais) que, em geral, é descartado de maneira inadequada no meio ambiente.

A pesquisa, iniciada ainda durante a graduação em Engenharia Civil de Victor no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), mostrou que o bloco de gesso desenvolvido apresenta propriedades superiores ao bloco tradicional utilizado atualmente. O novo produto apresenta aumento da resistência mecânica, aumento da dureza e significativa diminuição na capacidade de absorção de água.

Pela pesquisa, Victor recebeu o primeiro lugar na Categoria Ambiental do 13º Prêmio Ozires Silva. Além disso, ele foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como Bolsista em Destaque.

No momento, o estudo está em fase de tabulação dos dados e informações referentes aos resultados obtidos. O objetivo agora é poder produzir e comercializar os blocos sustentáveis em larga escala na construção civil a partir da consolidação deste processo.

Atualmente, o produto desenvolvido está em processo de patenteamento no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi).