Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador da UFPB descobre exemplares de cimento Portland da primeira fábrica da América Latina
conteúdo

Notícias

Pesquisador da UFPB descobre exemplares de cimento Portland da primeira fábrica da América Latina

A fábrica funcionava na Ilha Tiriri, em Santa Rita, no século XIX e fabricou cimento Portland por seis meses no local
publicado: 04/06/2020 18h15, última modificação: 09/06/2020 14h23

O pesquisador da UFPB e Perito de Engenharia da Polícia Federal, Alysson Medeiros, descobriu exemplares de cimento Portland da primeira fábrica da América Latina. No local foram coletadas amostras de jazidas de calcário e do cimento produzido na época. O material coletado foi analisado no Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais, utilizando tecnologia de ponta oferecida pelo Centro de Tecnologia da UFPB.

De acordo com Alysson, “a pesquisa comprovou a fascinante capacidade do método científico em fazer os vestígios das ruínas recontarem a história da fábrica pioneira paraibana, mesmo passados quase 130 anos - é a ciência fazendo justiça a este impressionante capítulo da história da Engenharia em nosso país.”

O professor Sandro Marden, orientador da pesquisa e Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB, afirma que "essa fábrica do século XIX é um marco do pioneirismo tecnológico do nosso estado na América Latina. Hoje, temos todas as condições para pesquisar materiais dos mais complexos e desvendar esses mistérios do passado. Sem essa fábrica, o polo cimenteiro paraibano poderia não ter acontecido ou, pelo menos, ter seu início retardado por décadas. Tem que ter infraestrutura para se ter crescimento econômico. O consumo per capita paraibano é um dos mais baixos do país."

O professor explica ainda que “a comprovação das fases constituintes do cimento Portland requer um exercício cientifico complexo. Primeiro porque precisamos de técnicas microestrutruais especializadas. Segundo porque a busca por vestígios desses cimentos antigos foi um dos grandes desafios dessa pesquisa. A princípio, buscou-se amostras remanescentes dentro do material de colagem dentro dos fornos. Em certo momento, a descoberta do artefato de cimento ampliou nossas possibilidades de descobrirmos os constituintes originais. Outro desafio foi identificar fases de clínquer (material artificial que caracteriza o cimento Portland) que tenha sido preservadas no interior da amostra. Finalmente, temos evidências para constatar a presença de tais fases, sendo portanto conclusiva a afirmação de que a fabrica de Tiriri teve o pioneirismo tecnológico".

A tese completa com os resultados da pesquisa pode ser acessada aqui.

 

    Prof. Sandro Marden e Alysson Medeiros