Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota do Conselho do CT sobre entrada de pedestres no setor sudoeste do campus
conteúdo

Notícias

Nota do Conselho do CT sobre entrada de pedestres no setor sudoeste do campus

Conselho do CT se manifesta por meio de nota
publicado: 07/07/2023 13h14, última modificação: 07/07/2023 13h14

O Conselho do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba emitiu uma nota sobre o posicionamento respeito da entrada de pedestres no setor sudoeste do campus. Veja abaixo a nota:

 

"Caros membros da comunidade universitária,

Saudando calorosamente toda a comunidade acadêmica da UFPB, o Conselho do Centro de Tecnologia vem se posicionar em relação a um assunto de grande importância para todos nós. Recentemente, a reitoria conduziu uma consulta sobre a possibilidade de instalação de uma entrada para pedestres no setor sudoeste do campus, próximo à rotatória dos Bancários.

Ressaltamos que essa não é a primeira vez que uma entrada semelhante foi considerada nessa região, posto que havia uma entrada para pedestres próxima à lateral norte do Bloco Administrativo do Centro de Tecnologia. No entanto, optou-se pelo fechamento desta entrada devido a problemas de segurança, incluindo a criação de rotas de fuga para assaltantes e acidentes de trânsito que ocorriam quando motoristas paravam seus veículos para o desembarque de pessoas no local.

Essa preocupação relatada com a segurança das pessoas não é abstrata, mas fruto de experiências extremamente negativas ocorridas no Centro de Tecnologia. A comunidade sofreu ao longo dos anos com assaltos e até tentativas de estupro e a referida passagem funcionou sempre como rota de entrada ou de escape de pessoas que atentavam contra a segurança da comunidade. Inclusive, recentemente houve casos de importunação sexual sofridos por estudantes do CT. Tais casos foram alvo de gerências da Direção de CT junto à Superintendência de Segurança Institucional (SSI) e foram tomadas providências de ronda e monitoramento da área.

Apesar de a UFPB ter uma Superintendência de Segurança Institucional (SSI), consideramos que o efetivo de Agentes de Segurança não é suficiente para atender às demandas atuais. A criação de outro ponto de vulnerabilidade exigiria um aumento do efetivo no local com presença contínua e guarita, especialmente porque o local possui aulas no turno da noite.

Ademais, é fundamental considerar aspectos técnicos relacionados aos impactos no trânsito local, em especial considerando que há mudanças em curso no sistema viário daquele entorno (construção dos acessos das "Três Ruas" e do "Altiplano" ao Contorno Universitário). Para isso, ressaltamos a importância de realizar consultas junto às autoridades de trânsito, especialmente a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB/PMJP), bem como especialistas na área de mobilidade urbana.

Digno de nota é o fato de que o Centro de Tecnologia defende soluções de mobilidade urbana alternativas aos veículos particulares, notadamente com valorização do transporte coletivo e veículos não motorizados, além de soluções que tornem o deslocamento a pé mais agradável e atrativo para as pessoas. Além de diversas pesquisas e projetos de extensão realizados nesse sentido, a Direção do CT, juntamente com sua Assessoria de Planejamento Urbanístico e Infraestrutura e a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB tem realizado ações de arborização ao longo da cerca de delimitação do campus para gerar sombreamento no passeio público (calçada).

Queremos deixar claro que o Conselho do Centro de Tecnologia expressa sua preocupação em relação à proposta, considerando os aspectos de segurança destacados. No entanto, não se percebe que estes parâmetros tenham sido considerados pelos propositores desta ação. Deste modo, este conselho se posiciona de maneira contrária à execução da proposta nos termos e moldes atuais, uma vez que uma proposta aparentemente simples tem diversos impactos que devem ser considerados.

Agradecemos a compreensão e a colaboração de toda a Comunidade da UFPB para que possamos tomar uma decisão embasada e que atenda aos interesses e à segurança de todas as pessoas."

Para ver o documento, clique em:

sipac.ufpb.br/public/jsp/documentos/documento_visualizacao.jsf?idDoc=3051698