Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Junho Vermelho: um ato de solidariedade que salva vidas

Junho Vermelho: um ato de solidariedade que salva vidas

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e não prejudica a saúde do doador
publicado: 14/06/2021 18h49, última modificação: 15/06/2021 16h09

Hoje (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data alerta e dá mais visibilidade para a Campanha Junho Vermelho, que desde 2015 ocorre no Brasil com o objetivo de incentivar as pessoas a doarem sangue. O mês também foi escolhido por ser uma época de frio no país, além de ser próximo ao período de férias escolares, quando as doações diminuem e a necessidade de sangue nos hemocentros aumenta.

Cada doação recolhe até 450ml de sangue do doador, que pode ser separado em diferentes hemocomponentes (hemácias, plaquetas e plasma), podendo ajudar vários pacientes. Uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue e a quantidade doada é recuperada pelo próprio corpo em até 72 horas, portanto a doação não afeta a saúde do doador.

Para doar, o candidato precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), mais de 50kg, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado, estar descansado e levar um documento oficial com foto. Outros critérios são avaliados no local.

O Professor Bruno Galvão, coordenador do curso de Biomedicina da UFPB, ressalta que nesse momento de pandemia as doações são ainda mais importantes, pois a necessidade de sangue aumentou com o tratamento de pacientes internados. "As cirurgias eletivas, por exemplo, deixaram de ser marcadas porque os nossos estoques de sangue estão muito em baixa. Isso não é só uma característica da Paraíba, mas do Brasil todo, principalmente nessa época dos meses mais frios", afirma o professor.

Educação pela Saúde

Durante essa semana (14 a 19 de junho), a UFPB participa da campanha “Educação pela Saúde”. Segundo o Professor Bruno Galvão, a campanha está unindo 14 instituições de ensino superior na Paraíba com o objetivo de captar e fidelizar doadores de sangue no estado através de uma gincana social.

O professor explica que a campanha surgiu no curso de Biomedicina da UFPB, sendo acolhida pela administração da universidade e, posteriormente, por outras instituições de ensino. "E disso ganhou uma dimensão, por ser um ato solidário tão importante, visto os estoques dos hemocentros estarem tão em baixa, que a gestão central, através do nosso Reitor, Prof. Valdiney, fez o convite aos vários gestores dessas instituições e todos abraçaram a causa", afirma.

Ele ressalta ainda que "para que se tenha os estoques para atender os mais de 50 serviços de saúde que tem aqui na Paraíba [..], a gente precisa de cerca de 240 a 260 doações por dia e o hemocentro não está conseguindo chegar nem a 100". Por isso a importância e a necessidade de se fazer campanhas como essa para aumentar o número de doadores.

Para participar, os doadores devem se dirigir ao Hemocentro e informar que participam da Campanha 538. Nos dias 14 e 17 de junho, a UFPB disponibiliza ainda dois ônibus em cada um dos dias para levar os doadores ao Hemocentro. Os ônibus sairão da Reitoria às 8h e às 10h, em ambos os dias, com a capacidade de 35 pessoas/cada. Para se inscrever, acesse o formulário aqui.

Mais informações sobre a doação de sangue podem ser vistas no instagram do Projeto de Extensão "UFPB pela vida".