Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Feliz 2022 a quem faz o CT
conteúdo

Notícias

Feliz 2022 a quem faz o CT

publicado: 03/01/2022 09h23, última modificação: 03/01/2022 09h23

Prezada comunidade do CT,


Em ciência a humanidade convencionou muitas coisas. No plano cartesiano convencionamos que o positivo é para cima e para a direita, e o negativo é o contrário. Em química convencionamos que o elétron tem carga negativa e o próton positivo. Convencionamos tantas e tantas coisas, como as medidas de distância, de massa, de tempo...

Por falar em tempo, convencionamos um calendário em que a medida de um ano corresponde a aproximadamente 365 dias. Uma volta ao redor do sol. Na verdade, de acordo com a 1ª Lei de Kepler, a ciranda de uma elipse em torno do astro rei. Nesse sentido, foi convencionado também o mês e o dia em que, arbitrariamente, mais do que virarmos a folha do calendário, jogamos o calendário fora para inaugurar um novinho em folha.

Não ocorreu absolutamente nada de diferente entre o dia 31 de dezembro de um ano e o 1 de janeiro do ano seguinte. Afinal, a cada dia temos um novo ano a partir da data equivalente do ano anterior. Entretanto, essa data parece mexer conosco, renovar as nossas esperanças, como se algo transcendental ocorresse por conta da contagem regressiva, dos gritos de alegria, da cor da roupa, das lentilhas, dos espumantes e das sete ondinhas.

Organizamo-nos, jogamos fora, doamos, vemos o nosso passado passar por meio de documentos, papéis, roupas e tudo o mais que nos livramos. Hora de novos projetos, esperanças e promessas... mesmo que sejam para serem esquecidas ao virar uma esquina qualquer da vida. Que bom, que há várias segundas-feiras para a gente ir prometendo novamente coisas até o próximo ano novo. Somos assim.

Infelizmente, mágica não há. Há alegria, esperança, amizade, pessoas queridas e amadas nos desejando um ano melhor, mais saúde, mais dinheiro, bênçãos, uma vida amorosa mais picante, realizações... é uma chuva de bons desejos. E é maravilhoso que seja assim. Aquece nossos corações, principalmente, depois de momentos tão difíceis como estes vividos em 2021.

Sendo assim, o que desejamos para todos coletivamente e para cada um em particular é que 2022 seja melhor que o melhor ano de nossas vidas até agora. 

Até "paruano". Abraços.

Marcel Gois - Diretor do CT 
Sharline Florentino - Co-Diretora do CT