Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-aluno do PPGEM recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese

Ex-aluno do PPGEM recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese

Angelo Emiliavaca terminou o curso de Doutorado na UFPB em 2020
publicado: 28/09/2021 11h03, última modificação: 28/09/2021 11h03

O pesquisador e ex-aluno do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPB, Angelo Emiliavaca, recebeu menção honrosa na 16ª Edição do Prêmio CAPES de Tese.

Com o título “Protótipo de asa adaptativa acionada por atuadores de liga com memória de forma”, a tese de Angelo Emiliavaca foi defendida na UFPB em 2020. O trabalho surgiu da necessidade do aumento da eficiência das aeronaves sem impactar na segurança e confiabilidade destes sistemas. Para tanto, o pesquisador desenvolveu um novo conceito de asa adaptativa, acionada por atuadores do tipo micromolas de liga com memória de forma (LMF) visando um aumento na eficiência aerodinâmica avaliado a partir da relação sustentação/arrasto.

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Ao todo, 92 trabalhos foram contemplados este ano, sendo dois deles de alunos egressos da UFPB. Além disso, outros 49 foram selecionados para o Grande Prêmio Capes, que vai eleger as três melhores teses inscritas. O resultado dos três trabalhos agraciados será anunciado no mês de dezembro.

Mais informações sobre a premiação podem ser acessadas na página da Capes.