Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Engenharia Ambiental tem Aula Inaugural no próximo dia 25/2

Engenharia Ambiental tem Aula Inaugural no próximo dia 25/2

‘Rompimento da Barragem de Rejeito do Fundão em Mariana/MG’ é o tema de palestra que vai funcionar como Aula Inaugural 2015.2 do Curso de Engenharia Ambiental do Centro de Tecnologia da UFPB, a ocorrer às 10h do próximo dia 25/2/2016, no Auditório do CT. Toda comunidade universitária está convidada, conforme o coordenador da graduação, professor Adriano Rolim da Paz.
publicado: 19/02/2016 09h49, última modificação: 19/02/2016 10h07

O assunto será abordado pelo analista ambiental do Ibama-PB, Rodrigo Dutra Escarião, engenheiro civil pela UFPB, mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Considerado o maior acidente ambiental do Brasil, o fato aconteceu no dia 5 de novembro de 2015 e o volume extravasado foi estimado em 50 milhões de metros cúbicos, quantidade que encheria 20 mil piscinas olímpicas.

O rompimento de Fundão acabou danificando também a barragem de Santarém e ambas ficam no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, cidade histórica mineira a 124 km de distância de Belo Horizonte. De acordo com a mineradora Samarco, dona dos reservatórios, a lama despejada na região, e principalmente no rio Doce, é resultante do rejeito da produção de minério de ferro. Segundo a empresa, o material não apresenta nenhum elemento químico danoso à saúde. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a lama é composta principalmente por óxido de ferro e areia.

Mais detalhes sobre a Aula Inaugural podem ser obtidos através do telefone 3216-7861ou pelos e-mails engambiental@ct.ufpb.br e adrianorpaz@yahoo.com.br.