Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT/UFPB discute cooperação técnico-científica com grupo Brennand de produção de cimento Portland
conteúdo

Notícias

CT/UFPB discute cooperação técnico-científica com grupo Brennand de produção de cimento Portland

Mais um passo significativo para a expansão da pesquisa e realização de parcerias estratégicas tem sido explorado pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, no último dia 05, ao receber a visita de uma equipe de profissionais da CCP-Companhia de Cimento da Paraíba, pertencente ao Grupo Brennand Cimentos que atua na produção do cimento Portland.
publicado: 08/06/2019 10h59, última modificação: 11/06/2019 13h53

Na ocasião, foram iniciadas discussões, visando estreitar o relacionamento entre a universidade e a empresa, o que vai resultar no desenvolvimento de inovações tecnológicas para o setor e o consequente desenvolvimento regional, através da melhoria da qualidade e sustentabilidade de produtos da indústria cimenteira, aumento da produção e geração de emprego e renda.

Durante o encontro, a CCP esteve representada por seu Gerente Corporativo de Qualidade e Processos, Leandro Couto e pelo Supervisor de Controle de Qualidade Alexssander Prata, juntamente com um dos alunos do curso de Engenharia de Produção do CT, Fernando Tadeu. Eles foram recebidos pelo diretor do CT, Prof. Dr. Antonio Villar; pelo Chefe do Departamento do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Paulo Montenegro, e pelo Prof. Dr. Sandro Marden, Professor Titular Livre do Departamento de Engenharia Mecânica, Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa do CT e coordenador do Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais.

Segundo o Prof. Sandro Marden, o Centro já desenvolve estudos avançados em cimento Portland e suas tecnologias. O CT conta com um grupo interdisciplinar de pesquisadores, com reconhecida expertise na apresentação de soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a qualidade do cimento Portland. Segundo o Prof. Antonio Villar, parcerias entre a Universidade e o a cadeia produtiva regional é de extrema importância estratégica e o CT dispõe de infraestrutura laboratorial e de recursos humanos para atender a demandas dessa natureza. 

A unidade acadêmica dispõe de um laboratório com equipamentos de última geração, com capacidade para identificar o que ele chama "o DNA dos componentes do cimento". A partir desse encontro, conforme observou, foram expandidas as bases de integração entre a UFPB e o pólo cimenteiro do Estado. O CT já interage com outros grupos cimenteiros da região em suas pós-graduações e laboratórios, afirmou o Prof. Sandro Marden. 

Além da vanguarda e excelência acadêmicas que o CT apresenta, formando  profissionais de alta performance para atuarem na indústria de cimento e congêneres, destaca-se o pioneirismo da Paraíba, nesse segmento. A ilha de Tiriri, em Santa Rita, abrigou, no século XIX, a primeira fábrica de cimento da América do Sul, construída em 1892.

Texto: Madrilena Feitosa, jornalista do Centro de Informática da UFPB.

 Equipamento de Difração de Raios-X. / Equipamentos de Análises Microestrutural (Microscopia Eletrônica de Varredura).

Estrutura Atômica do 3CaO.SiO2 do clínquer. / Avaliação de manifestações patológicas em estruturas de concreto.