Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT tem projetos premiados nas edições 2014 do ENEX e ENIC
conteúdo

Notícias

CT tem projetos premiados nas edições 2014 do ENEX e ENIC

publicado: 14/04/2015 12h47, última modificação: 21/12/2015 12h04

Estudos de docentes e alunos(as) do Centro de Tecnologia, ligados às áreas de extensão e iniciação científica, foram contemplados com prêmios na última sexta-feira (10/4), em evento que ocorreu na Reitoria da UFPB. Dois desses projetos, apresentados durante o Encontro de Extensão Universitária da UFPB no ano passado, o ENEX 2014, receberam o Prêmio Elo Cidadão daquele exercício, conferido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC a trabalhos de discentes de graduação orientados por professores, que contribuam para o desenvolvimento de ações de extensão junto à comunidade regional.

A premiação aconteceu na manhã da sexta-feira (10/4), em solenidade no Auditório da Reitoria (Campus I, João Pessoa), com a presença da reitora Margareth Diniz, que aparece à esquerda na foto em companhia dos professores Marta Suely Madruga e Ivan Cavalcanti Filho, coordenadores/orientadores premiados em projetos de estudantes de Engenharia de Alimentos e Arquitetura, respectivamente.

Com o Elo Cidadão, foram premiados os seguintes trabalhos: na área de Cultura, “Website para a Educação Patrimonial: Uma Experiência com Alunos de Ensino Fundamental e Médio”, de autoria das alunas Andressa Rayssa dos Santos, Caroline Barbosa de Aquino e Amanda Uyanne Macedo Rocha, tendo como coordenadora/orientadora a professora Maria Berthilde Moura Filha, vinculada ao Departamento de Arquitetura, e na área de Tecnologia, “Difusão dos Fundamentos da Tecnologia da Mobilidade através do Projeto Fórmula UFPB”, realizado pelos alunos Thiago Sales Sobral Guedes e Max Millian Fernandes Pires de Morais, sob a coordenação/orientação do professor Koje Daniel Vasconcelos Mishina, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Iniciação Científica – Na ocasião, foram também premiados trabalhos apresentados em novembro passado no XXII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, o ENIC 2014, e o Centro de Tecnologia teve outros três projetos incluídos entre as 36 premiações de todos os cursos de graduação da instituição.

Dois desses trabalhos foram desenvolvidos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e bolsistas PIBIC, ligados ao Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória (LPPM), e tiveram coordenação e orientação do professor Ivan Cavalcanti Filho. Emanoel Victor Patrício de Lucena foi premiado por seu trabalho “A diversidade morfológica da arquitetura neocolonial hispano-americana na cidade de João Pessoa entre 1940 e 1960”, o mesmo acontecendo com sua colega Raquel Osias Toscano de Brito pelo projeto “Arquitetura franciscana no Nordeste do Brasil colonial: um estudo morfológico a partir dos Estatutos da Ordem”.

Esses trabalhos, conforme informa o coordenador/orientador, já estão inscritos na Jornada Nacional de Iniciação Científica, a JNIC 2015, integrada à programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), prevista para o período de 12 a 18 de julho próximo na Universidade de São Carlos (SP).

Já a professora Marta Suely Madruga, vinculada ao Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA/CT), coordenou e orientou o trabalho da aluna Ana Rita Ribeiro de Araújo (do curso de graduação em Engenharia de Alimentos), sob o título “Avaliação da composição lipídica com ênfase no ácido linoléico conjugada (CLA) dos produtos lácteos paraibanos”, estudo igualmente premiado no XXII ENIC.

Destaque – Também como parte das atividades do Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória (LPPM), o projeto “Memória de João Pessoa – Informatizando nosso patrimônio” foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) para o ano de 2015, recebendo a maior nota entre todas as submissões de projetos de extensão do CT: 9,44, com direito a duas bolsas. O trabalho é igualmente coordenado pelo professor Ivan Cavalcanti.