Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT hospeda reunião multi-centro para prospectar linhas de colaboração em ciência e tecnologia aplicada na cadeia de ação do estaleiro de reparos do litoral norte da Paraíba.
conteúdo

Notícias

CT hospeda reunião multi-centro para prospectar linhas de colaboração em ciência e tecnologia aplicada na cadeia de ação do estaleiro de reparos do litoral norte da Paraíba.

Em 20 de março de 2019, o Prof. Antônio Villar e Tarciso Cabral (Diretor e Vice do Centro de Tecnologia) receberam Pesquisadores da UFPB, empresas e a CINEP-Companhia de Desenvolvimento da Paraíba para uma reunião de prospecção de potenciais interações entre os Centros da UFPB em vistas às demandas atreladas ao projeto, construção e implementação do Estaleiro de Reparos do Litoral Norte da Paraíba.
publicado: 03/07/2019 11h27, última modificação: 03/07/2019 17h26

Dentre os participantes convidados estavam presentes o Engo Chen Yon (CEO da Zhoushan IMC-YOUNGYUE), o Sr. Dave Saginaw (Diretor Comercial da Empresa de Logística McQuilling Services), o Engo Rômulo Polari Filho (Diretor Presidente da CINEP) e os Srs. Gustavo Braga e Roberto Braga da RB Consultores. Do quadro da UFPB, participaram dos debates os Professores Sandro Marden e Rodinei Gomes (Departamento de Engenharia Mecânica), Hamilton Soares e Lucido Cabral (Diretor e Vice Diretor do Centro de Informática) e Euler Cássio e Marçal Lima Filho (Vice-Diretor de Centro e Vice Coordenador do PPGER, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis).

A abertura foi feita pelo Prof. Isac Almeida (Pró-Reitor de Pesquisa da UFPB), seguida de uma apresentação do Portfólio das pesquisas, infraestrutura laboratorial e de recursos humanos da UFPB voltadas a temas pertinentes as demandas estratégicas do empreendimento, ministrada pelo Prof. Dr. Sandro Marden Torres (Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa do CT).

O Estaleiro será o maior do hemisfério Sul (EDPI-Empresa de Docagem Pedra de Ingá) irá representar um grande impacto para o segmento de transportes marítimos e sua cadeia. Dentro da filosofia do empreendimento, espera-se impacto positivo de grande monta ao desenvolvimento da região, com a melhoria de infraestrutura bem como a abertura de várias oportunidades de negócio. Com investimentos da ordem de 960 milhões de dólares entre 2019 e 2013, estima-se a geração de mais de 6000 empregos diretos e indiretos.

A estrutura dos Centros da UFPB dispõe de competência instalada para contribuir intensamente nas áreas de Engenharia, Ciência de Dados e Logística, Automação, Energias Alternativas e Renováveis. Dentro dos diversos cursos de graduação e pós-graduação, os Centros congregam um corpo técnico experiente e interdisciplinar além de uma infraestrutura laboratorial integrada que conta com equipamentos de alto nível de complexidade.

O evento aponta para um cenário bastante favorável a futuras parcerias com potenciais contribuições atreladas a aplicação de soluções com fortes bases científicas e de sustentabilidade ao desenvolvimento Regional.

Reunião de Prospecção de interações entre os Centros da UFPB em vistas às demandas estratégicas do Estaleiro de Reparos do Litoral Norte da Paraíba.

Apresentação do portfólio das pesquisas, infraestrutura laboratorial e de RH pelo Prof. Dr. Sandro Marden Torres.

Apresentação do Empreendimento do Estaleiro pelo Engo Engo Chen Yon (CEO da Zhoushan IMC-YOUNGYUE).