Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT desenvolve resina com fibra vegetal para uso na construção civil

CT desenvolve resina com fibra vegetal para uso na construção civil

O material foi desenvolvido por pesquisadores do curso de doutorado do PPCEM
publicado: 03/09/2021 12h10, última modificação: 03/09/2021 12h10

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) da UFPB desenvolveu o fibranato, compósito polimérico reforçado por sobras de fibra vegetal. O material pode ser utilizado na construção civil em revestimentos, como paredes e pisos, em ambientes internos e externos, substituindo rochas ornamentais como mármore e granito.

Os responsáveis pela pesquisa são os alunos egressos do curso de doutorado do PPCEM, Denise Muniz e Eduardo Santos. O fibranato desenvolvido por eles foi criado com resina polimérica insaturada. Essa resina foi obtida a partir do craqueamento do petróleo, um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores, e reforçada por sobras de fibras vegetais obtidas do descarte do processo de fabricação de vassouras, submetidas a tratamento superficial.

O desenvolvimento desse novo produto atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa global para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, promoção dos direitos humanos e redução da pobreza e das desigualdades.

A solicitação de patente do produto foi realizada em 2018, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica (Inova) da UFPB. O fibranato foi ainda premiado na categoria ‘Patente de invenção’, na 5ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros, concedido pela UFPB.

Os interessados em investir na produção e no desenvolvimento do produto, podem entrar em contato através do email omnispdp@yahoo.com ou pelos telefones (83) 9 8813-4718 e (83) 9 9990-0953.