Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT desenvolve protótipo de divisória de Bambu Laminado Colado

CT desenvolve protótipo de divisória de Bambu Laminado Colado

O produto é uma alternativa ecoeficiente e renovável, podendo ser utilizado em qualquer ambiente interno de edificações
publicado: 08/10/2021 15h44, última modificação: 08/10/2021 15h44

O Grupo de Pesquisa “Tectônica do Bambu – Matéria e Recurso Renovável na Arquitetura” (PIBIC/PIVIC – 2020-21), desenvolveu um protótipo parcial de uma divisória composta por placas de bambu laminado colado (BLC). A divisória pode ser utilizada em qualquer ambiente no interior de edificações, como residências, salas empresariais, clínicas e consultórios.

O projeto foi desenvolvido pelo discente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Kauan Leodegário, com a supervisão da coordenadora do Grupo de Pesquisa, Profª. Dra. Germana Rocha, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPB. Além disso, outros profissionais e alunos da UFPB colaboraram com o desenvolvimento do protótipo.

A divisória de bambu é uma alternativa ecoeficiente e renovável. “O bambu é considerado uma das maiores fontes de recursos biológicos e renováveis, integrando três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. É excelente na captura de CO2, liberando O2 para a atmosfera.”, explica a profª. Germana Rocha.

A coordenadora afirma ainda que “pesquisas e experimentos sobre laminação do bambu por processo industrial no meio acadêmico, constituem fator importante para impulsionar a industrialização de Bambu Laminado Colado (BLC) no Brasil, nesse sentido, podendo incrementar o setor da bioeconomia no nosso país.”

Agora, o Grupo de Pesquisa pretende aprimorar a tecnologia desenvolvida para que a mesma possa ser utilizada em outros produtos na arquitetura e na construção civil. Estudos iniciais já realizados mostram a eficiência do bambu na utilização de produtos como elementos estruturais, forros, pisos, além dos delimitadores de espaços de vários tipos.

TEKTONIK.AS

O TEKTONIK.AS – Tectônica, Arquitetura e Sustentabilidade - representa o grupo de pesquisa (CNPq) Tectônica, Recursos Renováveis e Tecnologias Colaborativas no Ambiente Construído – que tem pesquisado primordialmente a Tectônica e a Sustentabilidade na Arquitetura. Sendo um grupo multidisciplinar reúne professores, estudantes e profissionais da arquitetura e urbanismo, engenharia civil e engenharia de energias renováveis.

Em 2017, o grupo projetou e construiu o Gazebo Ecoeficiente em um dos pátios do Centro de Tecnologia da UFPB, utilizando dois recursos renováveis: o bambu e a energia solar, captada por placa fotovoltaica e transformada diretamente em energia elétrica.

No ano passado o grupo desenvolveu o projeto de um protótipo para vagas de estacionamento no Campus I da UFPB. A construção também utilizará bambu e energia solar. O objetivo do protótipo é servir de análise de desempenho das soluções propostas para, posteriormente, replicar o módulo estrutural de cobertura em estacionamentos da universidade, visando o incremento da eficiência energética no Campus I da UFPB que resultará na redução dos gastos da instituição com energia elétrica proveniente da rede pública, beneficiando a comunidade acadêmica.