Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT desenvolve painéis de madeira aglomerada com adesivos biodegradáveis

CT desenvolve painéis de madeira aglomerada com adesivos biodegradáveis

Os painéis foram produzidos por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais
publicado: 19/08/2021 11h52, última modificação: 19/08/2021 11h52

Pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB desenvolveram painéis de madeira aglomerada e MDF que utilizam adesivos biodegradáveis. Eles foram criados a partir de subprodutos da serragem da madeira e da produção de biodiesel. Além disso, os painéis possuem em sua composição material atóxico e sem formaldeído - uma substância que pode causar câncer - garantindo uma destinação ecológica.

O projeto foi desenvolvido pelo Prof. Eliton Souto Medeiros, do Departamento de Engenharia de Materiais, com colaboração do doutorando Lucas Figueiredo e de André Azevedo, estudante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

O Prof. Eliton explica que a ideia de criar um material que substituísse os adesivos com formaldeído já era antiga e que logo que os primeiros resultados positivos apareceram, já foi pensado em proteger o trabalho com um patenteamento. Por isso, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPB (Inova-UFPB) já entrou com o pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Agora, a Inova-UFPB busca parcerias para viabilizar a produção e comercialização do produto. O coordenador do projeto destaca que o material pode ser muito vantajoso economicamente, pois muitos países não aceitam os aglomerados brasileiros que contenham cola à base de produtos tóxicos, mas com os painéis produzidos sem o formaldeído, a barreira da exportação é quebrada.