Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro realiza seminário sobre Análise e Engenharia de Valor

Centro realiza seminário sobre Análise e Engenharia de Valor

publicado: 17/11/2015 08h48, última modificação: 21/12/2015 15h41

O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de sua Assessoria de Extensão, promove nos dias 19 e 20/11 próximos o Seminário ‘Inovação, Gestão do Valor e Qualidade, evento a ser realizado em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Análise de Valor (Abeav) e o apoio do Sebrae-PB. Palestras e minicurso ocorrerão no Auditório do CT.

A ideia central do evento, conforme a assessora de Extensão do Centro, professora Aurélia Acuña Idrogo, “é disseminar as técnicas de Análise de Valor e Engenharia de Valor (AV/EV) como agregadoras de valor para a cadeia empresarial, visando a redução de custos para a produção de bens e serviços, fatos inquestionáveis no cenário atual”.

O método sistemático AV/EV surgiu durante a II Guerra Mundial diante da carência de materiais substitutos para a produção industrial, a custo mais baixo e facilidade de obtenção. Buscava-se elevar o valor de um produto, projeto, sistema ou serviço através da identificação e avaliação das funções necessárias tanto para o fornecedor quanto o consumidor. “O objetivo da AV/EV é eliminar custos que não agregam valor ao produto ou serviço”, acrescentou.

O Seminário terá início às 14h do dia 19/11, com o credenciamento dos participantes no Auditório do CT. Às 15h acontece a abertura oficial, coordenada pelo diretor do Centro, professor Antônio Villar, e contando com as presenças da reitora da UFPB, professora Margareth Diniz; do presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Francisco Gadelha; do pró-reitor de Assuntos Comunitários, Orlando Villar, mais o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar, e o presidente da Abeav/SP, Marcos Buzzato.

A programação de palestras é a seguinte:

- 16h15 - 007: Agente Duplo - Empreendedor X Universitário
   Jorge Wanderley - Empreendedor, fundador do Tot Coworking/PB.

- 17h - Inovação Sustentável
   Laureano Silva - Gerente de Negócios na Construção Civil -3 M do Brasil/SP

- 18h - Engenharia Reversa & Engenharia do Valor no Desenvolvimento do Produto
   Natal Colli - Chefe de Desenvolvimento de Produtos da Fiat Automóveis/BH

- 19h - Ações Lean 3P - Produtos, Processos e Pessoas.
   Arildo Rodrigues da Silva - Professor Escola Politécnica de Minas-BH.

- 20h - Debate com os participantes
   A Regional Paraíba da Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor.

- 20h30 - Coquetel.

No dia 20/11, das 8h30 às 16h30, ocorrerá o minicurso ‘Melhorias de funções de produtos, processos e serviços através da Engenharia e Análise de Valor, a cargo do presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Análise de Valor, Marcos Buzzato. Encerrada essa atividade, haverá a entrega de certificados.