Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro festeja Dia do Secretariado no próximo dia 1º de outubro
conteúdo

Notícias

Centro festeja Dia do Secretariado no próximo dia 1º de outubro

Palestra, sorteio de brindes e apresentação musical são algumas das atrações das comemorações do Dia do Secretariado, que o Centro de Tecnologia promoverá neste dia 1º de outubro, com abertura às 8h30 e encerramento às 11h, no Bloco de Multimídia (Bolo de Noiva). Servidores e servidoras da unidade são convidados(as) especiais.
publicado: 27/09/2018 11h03, última modificação: 27/09/2018 11h30

Entre as organizadoras do evento estão Maria Marileide (secretária geral do CT), Cinara Leite (Coordenação de Engenharia Ambiental) e Rafaelle Freitas (Coordenação de Engenharia Química). Elas lembram que o Dia do Secretariado é originalmente conhecido como o Dia da Secrertária, “mas achamos por bem denominar assim para poder envolver todos(as) os(as) funcionários(as) do ramo administrativo”. 

Já o diretor do Centro de Tecnologia, professor Antônio Villar, avalia que o trabalho das pessoas que abraçam essa missão “não é tarefa fácil, pois exige muita disciplina e organização. Um chefe ou coordenador de setor não pode prescindir do apoio e da colaboração de um(a) secretário(a). Por isso, nossos parabéns a todos e todas por sua parceria, eficiência e lealdade no exercício dessa profissão”. Por volta das 10h30 tem início um coffee braeak, que segue até o final das festividades. 

Na história 

Lilian Sholes (nascida em Milwaukee, Wisconsin, EUA, e filha de um dos inventores da máquina de escever, Christopher Sholes), foi a primeira mulher a datilografar em público. Ele contribuiu para o aperfeiçoamento do equipamento em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial, conforme dados do portal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura-CNTEEC. 

Lílian fazia aniversário em 30 de setembro de 1850 e, no centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa. Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro. O data tornou-se conhecida como o ‘Dia das Secretárias’, ainda segundo o portal. 

A data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão e alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro. “Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril”. 

Há, de acordo com outra versão, um santo protetor desses profissionais, que é São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro. “Ele nasceu em Estrido, na Dalmácia. Estudou gramática, retórica e filosofia em Roma. São Jerônimo trabalhou como secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Chamado de ‘Doutor Máximo das Escrituras’, Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vulgata, para o latim. Ele morreu no começo do século V”.

.