Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Tecnologia lamenta perda do professor Sinfrônio Lima
conteúdo

Notícias

Centro de Tecnologia lamenta perda do professor Sinfrônio Lima

Direção, docentes e servidores técnico-administrativos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB) manifestam o seu mais profundo pesar pelo falecimento e perda do professor aposentado Sinfrônio de Assis Correia Lima (foto), 64 anos, fato ocorrido nesse dia 18 de outubro, expressando sua consternação junto a familiares e amigos.
publicado: 19/10/2018 11h59, última modificação: 23/10/2018 11h02

O corpo do docente, que lecionou no então Departamento de Tecnologia da Construção Civil (DTCC), atualmente Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, foi velado na Morada da Paz, no bairro de Jaguaribe, e sepultado no Cemitério Santa Catarina, no bairro do 13 de Maio, ambos em João Pessoa. 

Além das atividades de magistério, integrou a Banda Omelete (voltada essencialmente para a disseminação da música brega), e realizou trabalho relevante como facilitador de Biodança na Paraíba, movimento presentado pelo chileno Rolando Toro (1924-2010) nos anos 1960. 

Banda Omelete - Sinfrônio Lima foi vocalista da Banda Omelete, de João Pessoa, e se apresentava como Sinfrônio Petrônio caracterizado com indumentária brega a exemplo dos demais integrantes. O grupo sempre levou às pessoas bom humor e alegria. Com música essencialmente nesse estilo considerado cafona (ou ‘estrambótico’) e as brincadeiras dos componentes, a banda buscou interagir com o público, dando um tempero especial aos shows. 

No repertório, hits de nada menos que Waldick Soriano, Reginaldo Rossi, Carlos Alexandre, Evaldo Braga, Maurício Reis, Genival Santos e tantos outros ícones da música brega. 

Biodança - Como facilitador de Biodança escreveu e destacou, no site “Sistema Rolando Toro - Biodanza”, a atividade artística por permitir “o autoconhecimento nos níveis cognitivo, espiritual, corporal e emocional”. 

Segundo ele, é uma prática aconselhada para pessoas de qualquer idade ou sexo. Trata-se de “uma das abordagens mais completas, e que propicia uma rápida mudança de estilo de vida”. Daí ser recomendada a profissionais da áreas artística e educacional, “onde a comunicação é essencial”, além de aumentar a alegria e a coragem de viver, reforçar a autoestima e reduzir o estresse.

.