Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ambiental abre semestre com palestra sobre tema resíduos

Ambiental abre semestre com palestra sobre tema resíduos

publicado: 16/04/2015 11h34, última modificação: 21/12/2015 12h07

Alunos e alunas de Engenharia Ambiental, docentes e profissionais em geral envolvidos na temática de resíduos formam o público-alvo da palestra "As perspectivas da Engenharia Ambiental e os desafios para o setor de resíduos", que a coordenação do curso de graduação promove nesta sexta-feira (17/4), a partir das 14h, no Auditório do Centro de Tecnologia.

O evento configura a ‘aula inaugural do curso no período 2015.1, o que já está virando uma tradição todo semestre, conforme o coordenador Adriano Rolim da Paz. E o palestrante desta feita é o professor Fernando Jucá (foto), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, que possui grande experiência no tema a ser abordado.

José Fernando Thomé Jucá é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestre em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), doutor pela Universidad Politécnica de Madrid (1990) e pós doutor pela Universidade de São Paulo (2011). Professor da UFPE desde 1981 e pesquisador do CNPq desde 1991, com bolsa de produtividade 1B desde 2005, atualmente ele coordena o projeto de pesquisa ‘Alternativas tecnológicas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil’, com base na experiência da Europa, Estados Unidos e Japão, com financiamento do BNDES e a participação de 62 consultores do Brasil e exterior.

Enquanto professor titular da Federal de Pernambuco (após concurso público realizado em 2010), Fernando Jucá orienta seis dissertações de mestrado, sete teses de doutoramento e uma de pós-doutoramento. Na pós-graduação, ministra as disciplinas de Geotecnia Ambiental, Ensaios de Campo e Instrumentação, Solos Não Saturados, Percolação e Adensamento.