Você está aqui: Página Inicial > Contents > Editais > Jean-Marie Dubois vai abordar quasicristais, nesta sexta-feira

Notícias

Jean-Marie Dubois vai abordar quasicristais, nesta sexta-feira

por publicado: 08/11/2018 15h27 última modificação: 09/11/2018 11h27

O professor Jean-Marie Dubois, uma das maiores autoridades científicas mundiais em quasicristais (compostos intermetálicos baseados em alumínio que não apresentam uma ordem periódica como os cristais convencionais), fará palestra nesta sexta-feira (9/11/18) a partir das 10h30, no Auditório do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental-DECA (ao lado do Auditório do CT), no Bloco Administrativo do Centro de Tecnologia. 

A promoção é do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (CPGEM) e o pesquisador virá a convite do Laboratório do Solidificação Rápida (LSR) do CT. Na ocasião, Dubois vai abordar o tema ‘Applied surface properties of quasicrystalline materials’ (ou ‘Propriedades de superfície aplicadas de materiais quasicristalinos’).  

Um resumo da palestra revela que o composto intermetálico possui “propriedades muito diferentes em comparação com cristais normais. A primeira e mais importante é a energia superficial, encontrada significativamente abaixo de valores inerentes aos constituintes metálicos”.

 

Peça de motor usada por fábrica francesa, feita a partir de material com polímero reforçado com pó quasicristalino. 

Tais propriedades foram estudadas pelo pesquisador em colaboração com o professor doutor Severino Jakson Guedes de Lima (já falecido) e a equipe do LSR/CT. A descoberta dos quasicristais rendeu o Prêmio Nobel de Química de 2011 ao israelense Dan Shechtman. O convite para a palestra é da professora Danielle Guedes de Lima (Departamento de Engenharia de Materiais-DEMAT/CT) a pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

Dubois com o Nobel de Química 2011, Dan Shechtman