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Orientações aos concluintes 2020.1

publicado: 15/10/2020 14h40, última modificação: 15/10/2020 14h40

MENSAGEM CONCLUINTES PASSO A PASSO FINAL- PERÍODO DE PANDEMIA Olá, concluintes! Tudo bem? Vamos esclarecer algumas dúvidas pontuais de vocês? O prazo para entrega das versões corrigidas do TFC e do Relatório Final de Estágio, de acordo com as correspondentes portarias, em regra, é de 10 (dez) dias após a defesa. PARA O PERÍODO 2020.1, O CALENDÁRIO FICOU O SEGUINTE: 20/11: Deverá ser informada para a Coordenação a banca e a data da defesa, bem como deverá ser enviada a versão que será defendida para o e-mail da Coordenação e para os arguidores.30/11 a 03/12: Semana de defesas.14/12/2020: Data limite para o depósito da versão final.  VERSÕES FINAIS DOS TRABALHOS: devem contar a folha de aprovação assinada pela banca, e para o TFC, também a ficha catalográfica (que deve ser gerada pelo SIGAA. Basta 1 DVD para TFC (para biblioteca setorial- suspenso em razão da pandemia, explicaremos mais adiante) e o relatório final de estágio deve ser encaminhado apenas para o e-mail da coordenação no e-mail (ccequfpb@gmail.com). Uma versão final do TFC também deve ser encaminhado para este mesmo e-mail  para que possamos providenciar as documentações necessárias como portarias e declarações de participação de banca. Na página da Coordenação do SIGAA, temos o modelo de capa de DVD e o modelo de etiqueta para DVD TFC, assim como termo de autorização para publicação a ser entregue na biblioteca setorial no momento do depósito. É necessário entregar o comprovante do depósito do TFC na biblioteca para a Coordenação, só depois disso, a nota do TFC é lançada no sistema. Assim como só após o envio da versão final do Relatório Final de estágio para o e-mail mencionado acima, lançaremos a nota desta atividade. Para serem depositadas as versões finais, os orientadores devem atestar que conferiram a revisão final do trabalho (modelo nos documentos do SIGAA) ou encaminhar um e-mail para o ccequfpb@gmail.com; declarando que conferiram as alterações finais realizadas pelo discente.Ressaltamos porém que além do envio do Relatório Final do Estágio para o e-mail da Coordenação, todo preenchimento no SIGAA deve ser realizado, inclusive com o envio de uma versão online, a fim de que o estágio seja efetivamente finalizado/ validado pelo setor responsável na Reitoria. Estão dispensados deste procedimento apenas aqueles que entraram com pedido de aproveitamento de experiência- via Colegiado. SOLICITAÇÃO DO NADA CONSTA: A Direção da Biblioteca Central (BC) e Sistema de Bibliotecas/UFPB informa que, visando proporcionar maior agilidade e autonomia dos usuários, e em atendimento a Lei nº 13.460 de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre a desburocratização de serviços prestados aos usuários da administração pública federal, as bibliotecas da UFPB passam a emitir a Declaração de Quitação ("Nada Consta") da seguinte forma:1 - A emissão do documento deverá ser feita pelo próprio usuário, através do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no Menu Biblioteca e acesso ao "Verificar Minha Situação / Encerrar vínculo"; 2 - Após isso, é só selecionar o vínculo e encerrá-lo; 3 - O sistema emitirá a "Declaração de encerramento de vínculo", com o link para verificação de autenticidade e código de verificação, itens estes que garantem a segurança do processo, dispensando carimbo e assinatura de servidores lotados nas bibliotecas; 4 – Para emissão do documento é necessário que o usuário não possua pendências no sistema (livros em atraso, débitos de multa, etc.); 5 – Quando solicitadas as bibliotecas também poderão realizar a impressão do documento. ATENÇÃO! O discente NÃO deve ENCERRAR O VÍNCULO antes de gerar sua ficha catalográfica. HISTÓRICO INTEGRALIZADO: é de responsabilidade do aluno verificar no histórico se não há nenhuma pendência, inclusive, conferindo se já foi realizado o aproveitamento dos Conteúdos Complementares Flexíveis, caso ainda não tenha entregue a documentação, deve encaminhar com urgência à coordenação para o e-mail, juntamente com o requerimento da página do sigaa Aproveitamento de tópicos flexíveis. ATENÇÃO!! DEVIDO A PANDEMIA, A ENTREGA VIRTUAL DO TFC ESTÁ SENDO DA SEGUINTE FORMA: “MENSAGEM DEPÓSITO DO TFC NA BIBLIOTECA SETORIAL Abaixo segue orientações para depósito do TCC. Com a deliberação do Conselho Técnico Administrativo da UFPB (CTA) pela SUSPENSÃO TOTAL DO ATENDIMENTO PRESENCIAL NO SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UFPB, em face do coronavírus (SARS-CoV-2), sob a ótica das orientações e dados ofertados pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia, Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba e Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da UFPB, informamos: 1 O depósito na Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia - BSCT, será, EXCLUSIVAMENTE, no formato digital (arquivo formato PDF selecionável) da versão definitiva do respectivo trabalho, através do e-mail: bsct.ufpb@gmail.com; 2 Juntamente com o exemplar, o autor deverá enviar, também via e-mail, Termo de Autorização para Publicação Eletrônica no Repositório Institucional da UFPB, devidamente preenchido e assinado pelo autor e orientador, em arquivo formato PDF. Em caso da impossibilidade da assinatura do orientador, será aceito o formulário apenas com a assinatura do autor; (arquivo em anexo) 3 Após o recebimento será encaminhado via e-mail ao autor do TCC o documento de comprovação do depósito na Biblioteca Setorial, no prazo de quarenta e oito (48) horas, contados do envio do e-mail pelo autor; 4 Esta medida é de caráter excepcional e vigorará no período que se mantiver a SUSPENSÃO TOTAL DO ATENDIMENTO PRESENCIAL NO SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UFPB.” REPRESENTANTE DOS CONCLUINTES: Pedimos que os concluintes de 2020.1 sinalizem à Coordenação o seu desejo de colar grau neste período para o e-mail: ccequfpb@gmail.com, também que criem um grupo de Whatsapp para melhor difundirmos as informações do passo a passo final e que nos sinalizem quem será o representante dos concluintes, nos encaminhando o nome completo, matrícula, número para contato e e-mail. DOCUMENTOS E SITE DA COORDENAÇÃO: Reforçamos que temos no site da Coordenação do SIGAA (https://bit.ly/ENG_QUIMICA_UFPB) os documentos que precisarão como o modelo de ATA e da folha de aprovação, autorização para depósito na biblioteca setorial, declaração de conferência da versão final, requerimentos e outros. BANCA DE DEFESA MODO REMOTO MENSAGEM FOLHA DE APROVAÇÃO PANDEMIA: A data deve ser agendada entre a banca e comunicada na Coordenação. Ela deve acontecer por meio de parecer escrito de todos os membros ou por meio de plataformas como o Google Meet.  Ao final da defesa, o orientador deve enviar os pareceres e ata de defesa preenchida e assinada por todos. O aluno deve pedir que assinem também a folha de aprovação assinada para inserir no seu trabalho. Para assinar, os membros da banca devem circular o mesmo documento entre si, ou seja, o primeiro assina, digitaliza (pdf) e manda para o próximo. Ao final, todos terão assinado.  COLAÇÃO DE GRAU:   A documentação necessária para Colação de Grau será a seguinte: a) requerimento do estudante concluinte, assinado e datado; b) documento comprobatório da justificativa alegada em caso de urgência para Colação de Grau (mestrado, emprego, mudança de cidade..); c) histórico escolar integralizado, sem pendência nenhuma (a dispensa no ENADE faremos); d) declaração de “nada consta” da Biblioteca Central e e) requerimento da Coordenação de Curso solicitando a Colação de Grau individual (faremos). DIPLOMA- será solicitado em bloco, então só quando todos os concluintes de 2020. 1 enviarem os documentos, em arquivo único, que listaremos a seguir para o e-mail da Coordenação, é que poderemos encaminhar a solicitação. Claro, tudo isto, só após a solicitação de grau e a disponibilidade da Certidão de Conclusão pelo sistema SIGAA. DOCUMENTAÇÃO PARA O DIPLOMA: é necessário encaminhar os seguintes documentos, além do requerimento (página da Coordenação do SIGAA) em arquivo único: 1. ( ) Nada consta da Biblioteca Central (atualizado); 2. ( ) Cópia da Certidão de Casamento (no caso de mudança de nome); 3. ( ) Cópia do Certificado de Dispensa de Incorporação para estudantes do sexo masculino; 4. ( ) Certificado de Conclusão do Curso emitido pelo SIGAA e assinado pelo(a) Coordenador(a) de Curso; (isto nós iremos anexar) 5. ( ) Cópia da Carteira de Identidade (RG) (atualizado); 6. ( ) Quitação Eleitoral (atualizado). Ressaltamos porém que, neste momento, estamos enviando apenas a Certidão de Conclusão e a entrega presencial dos Diplomas encontra-se suspensa. Para quaisquer esclarecimentos, entrem em contato pelo e-mail da Coordenação.

Estamos à disposição.

Atenciosamente,

Equipe da CCEQ.