Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dois projetos de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB recebem o Prêmio Elo Cidadão 2018

Prêmio Elo Cidadão, Trama, Arquitetura e Urbanismo, UFPB
publicado: 28/11/2018 17h41, última modificação: 28/11/2018 17h45

O Trama_Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB teve dois projetos de extensão contemplados com o Prêmio Elo Cidadão 2018 concedidos pela PRAC_Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB. Dos 1091 projetos desenvolvidos em 2018, a PRAC, por meio de uma rigorosa seleção, escolheu os 40 melhores do ano. Coordenado pela professora Dra. Amélia Panet, o Trama é um escritório modelo que pratica a extensão universitária sem fins lucrativos e se caracteriza por ser de gestão e iniciativa estudantil. Atualmente abriga cerca de 15 alunos, entre bolsistas, estagiários, voluntários, profissionais e professores envolvidos em três projetos de extensão. Um dos projetos premiados, coordenado pela professora Amélia Panet e pela aluna bolsista Beatriz Pires de Andrade é o ‘Projeto Participativo Mutirão na Vizinhança’ que está em seu segundo ano. Trata-se de uma ação compartilhada e participativa entre a Prefeitura Municipal de Conde_PB, o Trama e a população residente em loteamentos e bairros do município de Conde com o objetivo de desenvolver ações para qualificação de espaços públicos (praças, parques, arborização, arte urbana, etc), estabelecendo a participação comunitária como o ponto central de um processo coletivo de construção da cidade.

O outro projeto premiado é coordenado pela professora Claudia Ruberg, orientadora do Trama, pelo arquiteto Diogo Gomes Batista e pelo aluno bolsista Giovani Cícero Soares de Medeiros. Trata-se do ‘Projeto Mobilidade Urbana_Dia Mundial Sem Carro’ que consiste em estudar e desenvolver propostas urbanísticas para a cidade de João Pessoa visando gerar material que dê suporte para as intervenções táticas e para a prototipagem urbana. A finalidade é colaborar com a mudança gradual dos hábitos e dos comportamentos das pessoas acerca da utilização consciente dos transportes urbanos. Cada projeto premiado receberá, além de certificado, uma bolsa de extensão para o PROBEX 2019.